99Poupa e 99Entrega: o que é? Como funciona?

Motorista sorrindo

Seguindo os passos da Uber – o que não é uma novidade -, a 99 também trouxe para sua plataforma de transporte por aplicativo uma modalidade de entregas. Nela, os usuários poderão fazer o envio de objetos, pacotes e mercadorias para amigos e familiares.

A empresa deu a este serviço o nome de 99Entrega. Contudo, não se parece nem de longe com o que vemos em grandes empresas de remessas como Correios, Jadlog, UPS, entre outras.

Neste caso, os usuários estão limitados a enviarem apenas objetos cujo valor não ultrapassem R$ 500 nem 10 quilos. Aparentemente, são regras básicas com o propósito de não transformar essa categoria em um serviço de frete, evitando assim que os motoristas desgastem seus veículos com o transporte de cargas mais pesadas.

É importante destacar que os usuários só poderão solicitar motoristas para realizarem suas entregas entre às 06:00 da manhã e às 23:00 da noite e, não menos importante, deverão informar ao motorista – por meio do app – o nome do destinatário e demais instruções de entrega.

Inicialmente, o 99Entrega estará disponível para uso no aplicativo apenas em Goiânia, mas a empresa já adiantou que as próximas cidades a receberem o serviço são: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Se houver uma boa aceitação por parte dos clientes, certamente mais cidades receberão a novidade.

Além dessa modalidade, a empresa também anunciou a inauguração da categoria 99Poupa. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma versão ainda mais barata de viagens para os usuários desfrutarem.

Se é mais barato para os usuários, consequentemente também é menos rentável para os motoristas, no entanto há um propósito diferente aqui: os usuários só poderão solicitar o 99Poupa nos horários de menor demanda na cidade (no meio da manhã e começo da tarde), que é justamente quando os motoristas ficam mais tempo parados sem receber solicitações.

Segundo a 99, a intenção dessa categoria não é colocar os motoristas no prejuízo, mas ajudá-los a receberem mais viagens e ficarem menos tempo parado, mesmo que isso signifique ganhar 15% a menos em relação ao Pop.

Leave a Reply