Nova categoria Uber Flash

Homem entregando pacote para cliente

A Uber acaba de inaugurar uma nova categoria em seu aplicativo de corridas, que chega para facilitar a entrega de objetos entre pessoas ou empresas. Intitulada Flash, a nova modalidade não é uma surpresa entre os motoristas, que já faziam esses tipos de viagens anteriormente, porém de um jeito informal.

O Brasil não é o primeiro nem o último país a receber o serviço. Ele surgiu nos Estados Unidos com o nome de Connect e foi incumbido de melhorar o fluxo financeiro da empresa duramente afetado pelo covid-19 e, obviamente, dar aos clientes uma opção exclusiva de serviço de entregas.

Com isso, a Uber passa a oferecer um total de oito serviços diferentes aos seus clientes, sendo eles: Uber X, Juntos, Comfort, Black, VIP, Bag, Black Bag e o mais recente Flash.

O que é Uber Flash?

Uber Flash é um serviço que permite aos usuários enviarem itens avulsos ou pacotes para amigos, familiares e clientes. Diferente de serviços tradicionais de logística como Loggi, Correios ou Sedex, as entregas pelo Flash são muito mais rápidas, porque funcionam exatamente como o transporte de passageiros.

A diferença, neste caso, é que os ‘passageiros’ deixam de ser pessoas e se transformam em objetos.

“O Uber [Flash] permite que os usuários enviem pacotes para seus familiares e amigos. É uma solução de entrega acessível e sem contato físico, que acontece no mesmo dia e que mantém as pessoas se sentindo conectadas”, disse a Uber em comunicado, na Austrália.

O que pode ser enviado?

Já sabemos os usuários podem enviar itens avulsos e pacotes, mas essa explicação deixa um espaço vago e só aumenta as dúvidas sobre o que seria possível realmente enviar, não é mesmo? Para elucidar essa questão, veja abaixo exemplos de objetos que você pode enviar através do Uber Flash:

  • Jogos, como tabuleiros e similares
  • Roupas, calçados e acessórios
  • Eletroportáteis, como batedeira ou liquidificador
  • Presentes de aniversário
  • Buquê de flores e similares
  • Cestas de café da manhã

Esses são apenas alguns exemplos, mas você pode milhares de outros tipos de objetivos, desde que não violem as regras de envio, conforme explico a seguir.

O que não pode ser enviado?

Para evitar abusos e o uso indevido, a Uber estabeleceu alguns critérios importantes sobre o que não pode ser enviado através do Flash, que são:

  • Objetos acima de R$ 500
  • Objetos com mais de 10 quilos
  • Objetos que atrapalhem a visão do motorista
  • Armas de fogo

É muito importante destacar que este não é um serviço de mudança de casa, portanto o usuário não deverá solicitá-lo para o transporte de geladeiras, fogões, sofás, camas, armários, entre outros.

Como fica o motorista?

O motorista recebe exatamente da mesma forma que acontece nas categorias X, Comfort e Black, com a única diferença de que todos os pagamentos sempre serão digitais, o que dispensa a necessidade de ter dinheiro trocado para esse tipo de viagem.

Além disso, é importante destacar que a Uber continuará a cobrar normalmente a porcentagem dela, que atualmente varia entre 1 a 40%. Da mesma forma, as taxas de cancelamento e aceitação continuaram a serem contadas se o motorista optar por cancelar ou recusar a solicitação.

É necessário fazer um cadastro?

Não é necessário fazer nenhum cadastro ou qualquer outra ação para ativar o recebimento de solicitações Uber Flash. Elas serão direcionadas automaticamente aos motoristas do UberX e Comfort que estiverem mais próximos do usuário que solicitar o serviço

Interação com o usuário

Segunda a Uber, a única interação entre a pessoa que está solicitando e o motorista deverá acontecer através do chat ou somente de forma verbal quando for o momento de colocar o objeto a ser entregue dentro do carro.

Neste caso, a responsabilidade de colocar o objeto dentro do parta-malas é de quem solicitou o serviço, de forma que assim seja evitado o contato físico e possíveis transmissões de doenças.

Por fim, antes de chegar até o usuário para buscar a entrega, o motorista pode orientá-lo a guardar o objeto em uma sacola ou caixa de papelão apropriada e selada.

Perguntas mais comuns

O fato de ser uma nova categoria contribui para que surjam muitas dúvidas e tornem o uso do serviço mais complicado. Embora a maior parte delas provavelmente já tenham sido respondidas anteriormente, ainda há outras questões que importantes a serem discutidas.

Então, para sanar completamente quaisquer outras perguntas que possam ficar sem respostas, eu reuni nos tópicos abaixo o maior número de informações possíveis sobre o Uber Flash.

Quanto custa?

O custo do Uber Flash é exatamente o mesmo que seria cobrado em uma viagem na modalidade X, conforme mostra a imagem abaixo:

Como usar?

Se você já utilizava o aplicativo da Uber anteriormente para solicitar viagens, saiba que o processo é exatamente o mesmo. Mas se você nunca usou antes, veja o passo a passo abaixo de como usar o Uber Flash:

  • Baixe e abra o aplicativo da Uber
  • Toque em “Para onde?”
  • Digite o endereço de partida e destino
  • Toque na opção “Flash”
  • Toque em “Confirmar Flash”
  • Toque em “Confirmar Partida”
  • Toque em “Concordo com Termos”

Pronto, agora é só esperar o motorista chegar no seu endereço. Enquanto o motorista não chega, você receberá a seguinte mensagem no seu aplicativo:

Por favor esteja pronto para deixar o artigo pessoal no porta-malas do meu carro quando eu chegar. Qual o nome do destinatário?

Para evitar o contato pessoal e a transmissão de doenças, será você a pessoa responsável por colocar o objeto dentro do porta-malas do motorista. E, não menos importante, você também deverá informá-lo através do chat qual será o destinatário, isto é, a pessoa que irá receber a entrega.

Em quais cidades está presente?

Inicialmente – e até a data desta postagem -, a Uber liberou o uso do Flash apenas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Dependendo dos resultados e aceitação do público, o serviço poderá ser ampliado para outros lugares.

Quem paga a entrega?

Por se tratar de um serviço de envio de objetos, muitos ficam em dúvida se o pagamento é feito por quem envia ou recebe. Assim como nas outras categorias, o pagamento é feito pelo usuário que está solicitando o serviço.

Quais são as formas de pagamento?

Segundo a Uber, atualmente são permitidos apenas pagamentos digitais, isto é, feitos com o uso de cartões de crédito e débito ou saldo disponível em conta (através do Uber Cash). E não há previsão ou possibilidade do pagamento com dinheiro ser liberado.

Como os objetos devem ser enviados?

Independentemente de qual seja o objeto a ser enviado, o usuário deverá colocá-lo dentro de uma sacola apropriada ou caixa de papelão. Além disso, é importante deixar tudo higienizado, especialmente para evitar o contágio de doenças pandêmicas como o covid-19.

A Uber se responsabiliza pela entrega?

Não. Todos os objetos enviados pelos usuários através do Uber Flash são de única e exclusiva responsabilidade deles, o que significa que não tem seguro contra roubos, furtos e danos que possam acontecer durante a entrega. Portanto, a Uber é isenta de qualquer obrigação ou responsabilidade.

3 Comments

  1. Guilherme 14/05/2020
  2. Alexandre 01/06/2020
    • Lucas Monteiro 01/06/2020

Leave a Reply