Uber Promo: o que é? Como funciona?

Motorista ao volante - Uber Promo

A Uber acaba de anunciar a expansão da sua categoria Promo para a cidade de São Paulo. O funcionamento dessa nova modalidade é basicamente o mesmo que vemos no 99Poupa: viagens mais baratas nos períodos de menor demanda.

Inicialmente, a Uber inaugurou o serviço apenas na cidade no Rio de Janeiro, mas agora está colocando em prática o seu projeto de expansão, o que significa que, além de São Paulo, muito provavelmente Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e outras grandes cidades receberão a novidade.

Infelizmente – para os motoristas -, aceitar esse tipo de viagem pode comprometer ainda mais o faturamento mensal, porque embora eles tenham a possibilidade de ficarem menos tempo parados entre uma solicitação e outra, o baixo valor pago por cada corrida acaba colocando em riscos os ganhos como um todo.

Não há informações precisas, mas estimativas dizem que os preços podem cair até 25% em relação ao que é cobrado na categoria X.

Como funciona a Uber Promo?

O funcionamento é muito simples: sempre que os sistemas do Uber detectarem baixos níveis de demanda de passageiros na cidade, automaticamente a Promo aparece entre as opções de categorias no momento em que o passageiro está solicitando uma viagem.

Sendo assim, é provável – mas não uma certeza – que entre 10h00 e 12h00, 14h00 e 16h30, assim como das 22h00 às 06h30 seja possível solicitar um motorista através do Uber Promo, pois essas são faixas de horários em que geralmente ocorrem quedas drásticas nos níveis de demanda.

Obviamente, é necessário que haja motoristas dispostos a aceitarem esse tipo de solicitação, pois do contrário o tempo de espera dos passageiros pode ser bem maior.

Os impactos no bolso…

Para os passageiros, esse tipo de categoria acaba sendo uma opção ainda mais vantajosa frente as opções disponíveis no mercado, mas para os motoristas a história é completamente diferente.

Segundo a Uber, a ideia da Promo é que os passageiros se desloquem em horários mais tranquilos, evitando aglomerações, e que os motoristas fiquem menos tempo parados entre uma solicitação e outra nos horários mais calmos, o que “teoricamente” poderia ajudar no faturamento deles.

No entanto, isso é o que a Uber diz e não o que realmente irá acontecer, afinal, se analisarmos mais a fundo é fácil concluir que ao aceitar esse tipo de solicitação os motoristas não só estarão deixando de ganhar mais, como também estarão aumentando seus prejuízos ao longo prazo, uma vez que ao circular mais e ganhar menos o efeito colateral será inevitável: mais despesas com manutenções e menos dinheiro para pagá-las.

Leave a Reply