Uber é mais caro a noite, de madruga ou final de semana?

Quando o Uber fica mais caro

Essas são algumas das perguntas mais frequentes entre os passageiros: Uber é mais caro a noite? Uber é mais caro de madrugada? Uber é mais caro no sábado? Uber é mais caro no domingo? Bom, mediante a essas perguntas podemos afirmar que, na verdade, o fator determinante sobre o quanto uma viagem vai custar não está ligado ao fato do passageiro estar solicitando um motorista a noite, de madrugada ou em um final de semana, mas sim na demanda de corridas da região no exato momento da solicitação.

Portanto, pode ocorrer que em uma noite o valor da viagem seja de R$ 50,00 para um determinado local, porém no outro dia o valor seja de R$ 80,00 para o mesmo lugar. Ou seja, o que determinou esse aumento de preço não foi o fato de estar a noite, mas sim a demanda estar alta e, por essa razão, o preço da viagem subiu em virtude do que conhecemos hoje como Preço Dinâmico.

Mas, afinal, o que é preço dinâmico? Em rápidas palavras, trata-se de um algoritmo criado pela Uber para definir quanto uma corrida custará com base na demanda de passageiros em uma determinada região. Por exemplo: Se existem 50 passageiros solicitando viagens em um bairro e só exista 20 motoristas disponíveis naquele momento, então estará faltando motoristas, certo? Logo, o preço dinâmico será ativado em razão da demanda estar mais alta que a oferta.

Uber é mais caro a noite?

Não. Na verdade, podem até ocorrer quedas nos preços durante a noite dependendo do horário e nível de trânsito ao longo do trajeto. Mas, considerando que a noite começa a partir das 18h00, porém até as 20h00 ainda existem pessoas saindo de seus trabalhos, é provável que os valores estejam um pouco maiores em bairros específicos. Agora, depois das 20h00 os valores ficam normalizados, mas ainda podem sofrer alterações em casos de eventos como jogos de futebol, shows, saída de baladas, etc.

Uber é mais caro de madrugada?

Não. O que justifica o aumento de preço nas corridas durante a madrugada é, basicamente, saídas de baladas e eventos que possam estar acontecendo em determinadas regiões, porém isso só ocorre em pontos específicos da cidade e, portanto, você só pagará mais caro se estiver dentro desses pontos.

Uber é mais caro sábado ou domingo?

Frequentemente os passageiros se perguntam: O Uber é mais caro no final de semana? A resposta é sim e não. Assim como em qualquer outro dia da semana, o que determina o aumento de preços aos finais de semana também é o já citado preço dinâmico. Ou seja, se a demanda de corridas está pequena o preço ficará normal, porém se a demanda aumentar o preço subirá junto. Mas diferente de outros dias, no sábado e domingo as pessoas saem mais e isso acaba colaborando para os valores estarem mais elevados durante um período de tempo maior.

Deixe um comentário