Quem achou que era fácil ser motorista de aplicativo, se enganou. Quem um dia vendeu a ideia dessa ser a profissão dos sonhos, mentiu. E para os novatos que chegam agora, saiba que não faltarão desafios e obstáculos para serem vencidos todos os dias.
A verdade é que a única facilidade desse trabalho é ligar o aplicativo e aceitar as solicitações dos passageiros. Depois disso, todo o resto pode ser, na melhor das hipóteses, um dia lucrativo e muito estressante.
Mas sendo honesto, a melhor das hipóteses citada acima está cada vez mais distante, porque tem sido mais fácil se estressar do que verdadeiramente lucrar.
E os maiores vilões dessa história, infelizmente, são os próprios aplicativos de transporte. São eles que tem feito da vida de seus motoristas um verdadeiro caso de amor e ódio.
Enquanto uma minoria muito escassa desses profissionais obtém lucro considerável ao preço de ficarem horas e horas a fio atrás do volante, a maior parte – arrisco dizer que mais de 85% – tem amargado sob dias cada vez mais difíceis.
Faltam reajustes nas tarifas
Por que os aplicativos são os vilões dessa história? Você deve estar se perguntando. Basicamente, enquanto a inflação sobe e o preço de todas as coisas fica maior a cada dia, as tarifas pagas aos motoristas continuam inalteradas.
No máximo, o que eles fazem é aumentar artificialmente o preço pago pelo quilômetro para descontar em outro lugar, como no preço do minuto ou na tarifa base.
E ainda que reajustem o preço do quilômetro ou minuto, como os motoristas realmente sabem que estão ganhando mais? Afinal, faz um bom tempo que eles passaram a cobrar uma porcentagem variável entre 1 e 40% de cada corrida.
Com isso, os motoristas simplesmente ficam impedidos de saberem quanto as plataformas realmente estão pagando e descontando deles.
Quem garante que qualquer tipo de reajuste na tarifa não seja descontado nessa porcentagem que os aplicativos recolhem dos motoristas? A propósito, muitos desses profissionais alegam que os passageiros até estão pagando mais caro, no entanto esses valores não estão sendo repassados de forma justa aos motoristas.
E aí, você está preparado para trabalhar e vencer esses desafios todos os dias? Não será fácil, mas se você quiser e tiver vontade, talvez valha um pouco a pena – nem que de forma provisória -, especialmente se buscar maior conhecimento em estratégias que publicamos aqui no site.