Como ser motorista Uber em 2020?

Motorista transportando passageira no Uber

A Uber é pioneira no segmento de viagens particulares por aplicativo. Talvez por essa razão continue sendo a preferência de milhares de motoristas em mais de 75 países no mundo. Hoje, cerca de 11 anos após sua fundação, os critérios para se tornar um parceiro da plataforma e começar a ganhar dinheiro transportando passageiros são praticamente os mesmos.

Apesar de não haver novidades, provavelmente você deve estar cheio de perguntas sem respostas, e a principal delas é como ser um motorista Uber em 2020, certo? Fique tranquilo, pois a seguir mostraremos a você todos os caminhos necessários para fazer parte dessa gigantesca comunidade de trabalhadores que ganham a vida nas ruas de suas cidades.

Requisitos básicos

O primeiro passo para se tornar um motorista Uber é atender os requisitos mínimos estabelecidos pela empresa, que são:

  • Idade mínima de 18 anos
  • CNH válida e definitiva, sem pontuação estourada
  • Observação Exerce Atividade Remunerada no verso da CNH
  • Permissão para consultar o seu atestado de antecedentes criminais

Só isso? Simplesmente isso e mais nada. Obviamente, esse é a penas o primeiro passo e não significa que você estará aprovado, pois uma vez que tenha completado o seu cadastro, suas informações passarão por uma verificação de segurança para checar a veracidade dos dados fornecidos. Segundo a Uber, essa verificação pode durar até 10 dias úteis, mas na maioria dos casos a média é de 3 dias.

O que acontece durante a verificação?

Para garantir que todas as informações fornecidas no cadastro sejam verdadeiras, a Uber fará um cruzamento delas com os dados dos seus documentos, a começar por uma verificação do seu nome completo e CPF junto a Receita Federal, assim como uma verificação do seu nome completo e CNH junto ao Detran. Se até aqui estiver tudo em ordem seu cadastro prosseguirá para a próxima etapa, a verificação do atestado de antecedentes criminais.

A verificação do atestado de antecedentes criminais tem a finalidade de checar possíveis delitos cometidos nos últimos anos. Portanto, qualquer pessoa que tenha sido condenada por crime doloso ou violento, ofensa ou assédio sexual não será aceita para trabalhar como motorista na empresa.

Além disso, é importante destacar que, desde 2017, a Uber começou fazer verificações uma vez por ano nos atestados de antecedentes criminais de todos os seus motoristas. Anteriormente, essa verificação só acontecia uma vez assim que o motorista entrava para a plataforma.

Erros que impedem a ativação do cadastro

Conforme eu mencionei acima, todos os dados fornecidos por você durante o cadastro são comparados com os seus documentos, sendo assim, qualquer desconformidade entre eles impedirá a ativação da sua conta e prazo de 10 dias úteis garantidos pela Uber para você começar a trabalhar não terá nenhuma validade.

Se você está se perguntando quais seriam essas desconformidades, aqui estão as principais:

  • Seu nome ou alguma letra está diferente em relação a sua CNH
  • Sua CNH está está vencida, não é válida ou está com a pontuação estourada
  • Sua CNH não possui a observação “Exerce Atividade Remunerada”
  • A Uber não está presente na sua cidade ainda
  • Sua cidade atingiu o limite de motoristas cadastrados
  • Você tem menos de 18 anos de idade
  • As informações do seu cadastro de passageiro estão em conflito com as informações do seu cadastro de motorista

É obrigatório ter um carro?

Por fim, a última questão a ser discutida é também uma das mais importantes: o carro que será utilizado para transportar os passageiros. Atualmente, não importa se o carro é próprio, alugado ou emprestado, ele será aceito sem nenhum problema, desde que toda a documentação esteja em dia e o ano de fabricação seja compatível com as exigências da Uber.

E respondendo a pergunta: você não é obrigado a ter um carro e isso não afetará de maneira alguma a aprovação da sua conta, no entanto é importante que você escolha um bom modelo antes de começar a trabalhar. Se surgir alguma dúvida sobre quais veículos e anos de fabricação são aceitos, confira a nossa matéria “Carros Permitidos no Uber X, Uber Comfort, Uber Black 2020“.

Deixe um comentário