Cabify encerrou suas operações no Brasil, entenda o motivo

Cabify

Após 5 anos desde a sua chegada ao Brasil, o aplicativo da Cabify anunciou o encerramento de suas operações por aqui. A notícia é triste, mas não chega a ser uma novidade neste momento, pois a empresa já havia feito um comunicado sobre sua decisão no mês de abril.

O aplicativo ainda mantém suas operações normalmente em outros 8 países, sendo eles: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai, onde está disponível em mais de 70 cidades.

Em Abril, quando emitiu o primeiro comunidade sobre sua saída, a empresa afirmou que não estava conseguindo ser rentável nos últimos meses, principalmente com o agravamento da pandemia e às restrições no comércio.

De fato, este cenário impactou o balanço financeiro de milhares de empresas e não seria diferente com o Cabify, no entanto havia ainda um segundo agravante para piorar o cenário do aplicativo: seus concorrentes Uber e 99.

Mesmo antes da pandemia a Cabify já vinha perdendo cada vez mais espaço para o Uber e a 99, pois suas tarifas eram mais caras e as exigências para a entrada de novos motoristas era bem rigorosa, o que acabava mitigando a possibilidade de um crescimento expressivo.

A seguir, veja os últimos comunicados da empresa ao público:

Fontes da empresa explicam que a Cabify tem um forte compromisso com a busca de rentabilidade e que, como resultado de um constante processo de análise neste mercado, tomou a decisão de encerrar o serviço a partir de 14 de junho

A empresa de mobilidade ressalta que o mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise sócio-econômica local causada pela covid. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil

Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020. Além disso, em alguns mercados, 100% da demanda foi reativada durante os primeiros meses de 2021

Por fim, a empresa fez uma publicação de agradecimento em sua conta no Twitter:

Depois de tantos anos nos movendo, no próximo dia 14 de junho deixaremos de operar no Brasil. Obrigado por tudo, e mesmo que não os levamos mais de Cabify, os levaremos para sempre no coração. Nos vemos nos países onde ainda operamos o serviço.