Há algum tempo nos deparamos com a circulação de um vídeo nas redes sociais onde uma mulher ensinava aos passageiros uma “tática” ilícita sobre como andar gratuitamente no Uber, de forma a colocar em risco o lucro de milhares de motoristas. Mas, recentemente, foram os próprios motoristas que decidiram aplicar um golpe nos passageiros, intitulado “Treme Treme“.
Em ambas as situações a intenção dos passageiros e motoristas eram as mesmas: ganhar vantagem por meio de golpes e práticas ilegais. Conseguiram o que queriam? Sim, porém não por muito tempo, pois a Uber fez uma investigação profunda e conseguiu banir todos os usuários que, de alguma forma, estavam obtendo vantagens ao colocar outras pessoas e a própria empresa no prejuízo.
Mediante a essas duas grandes polêmicas nós decidimos elaborar essa matéria e listar algumas das situações mais comuns que podem levar ao bloqueio de motoristas e passageiros na plataforma, pois conforme está previsto nos termos de uso, a Uber pode sim bloquear e até mesmo banir seus usuários se eles violarem uma ou mais regras regras.
- Veja também: MEI para Uber, 99 Pop e Cabify
A Uber pode bloquear passageiros?
Todo e qualquer passageiro está sujeito a ser bloqueado se não usar o aplicativo de acordo com os termos de uso da empresa. Existem dezenas de motivos que podem resultar em um bloqueio, mas estes são os principais:
Avaliação baixa
Ao final de cada viagem os motoristas fazem uma avaliação de 1 a 5 estrelas para cada passageiro e com base nelas o sistema calcula uma nota média. Isso significa que quanto menor for a nota de um passageiro, maiores serão as chances dele ser bloqueado. Por outro lado, quanto maior for a avaliação, menores serão as chances dele ser bloqueado e maiores as possibilidades dele receber promoções.
Saldo devedor
Se por alguma razão o passageiro não conseguiu completar o dinheiro para pagar a viagem, o motorista fará um breve relato informando a Uber sobre o acontecimento e esse valor será cobrado do passageiro na próxima viagem. Mas, se o valor não for pago nas viagens seguintes ou caso o passageiro deixe de usar o aplicativo em decorrência do saldo devedor, a conta poderá ser bloqueada até que a situação seja resolvida.
Desrespeito ao motorista
A Uber não tolera desrespeitos aos motoristas, isso inclui:
- Discriminações baseadas na cor de pele
- Discriminações baseadas em religião
- Discriminações baseadas no gênero
- Discriminações baseadas em deficiência física ou mental
- Discriminações baseadas em condições médicas
- Discriminações baseadas em orientação sexual
Além disso, xingar ou fazer quaisquer outros tipos de ofensas aos motoristas também ocasionam no bloqueio da conta.
- Veja também: A 99 Pop aceita carros a partir de que ano?
A Uber pode bloquear motoristas?
As chances de um motorista ser bloqueado pela Uber são ainda maiores, pois a quantidade de regras que eles devem seguir também são maiores. Além disso, o fato de fazerem de 10 a 40 viagens por dia acaba aumentando as probabilidades de cometerem pequenos deslizes.
Os motivos mais comuns
- Excessos de cancelamentos
- Excessos de corridas recusadas
- Iniciar a corrida antes do passageiro entrar
- Continuar com a corrida aberta após o passageiro desembarcar
- Discriminações baseadas na cor de pele
- Discriminações baseadas em religião
- Discriminações baseadas no gênero
- Discriminações baseadas em deficiência física ou mental
- Discriminações baseadas em condições médicas
- Discriminações baseadas em orientação sexual
Além dos motivos acima existem muitos outros e você pode conferir em uma matéria completa sobre o assunto: 50 Motivos para sua conta Uber ou 99 Pop ser bloqueada.