O Waze é o aplicativo de GPS mais utilizado no mundo. Não à toa, possui o maior de números de recursos e funções de auxílio. Ao utiliza-lo, os motoristas poderão receber avisos de limite de velocidade, presença de radares, áreas de rodízio, dentre várias outras notificações que contribuem para um condução mais segura e, sobretudo, longe de multas. Há quem ame e odeie, mas não há como negar que ele é o melhor.
Entre os motoristas da Uber, 99 Pop e Cabify ele é o GPS mais utilizado, pois proporciona maior flexibilidade de configuração, assim como tem uma interface mais dinâmica e intuitiva. Além disso, o fato dele ser uma espécie de comunidade onde outros motoristas podem criar alertas de obstáculos, acidentes, tráfego intenso, polícia e radares, permite a todos planejarem melhor as suas rotas e se anteciparem ao que vem pela frente.
Waze e as áreas de risco
Não muito recente, o Waze implementou um recurso para notificar seus motoristas sobre áreas de risco . A novidade chegou em primeira mão no Rio de Janeiro, onde aproximadamente 25 bairros foram classificados como áreas de risco com base no levantamento de informações referentes a quantidade de roubos, furtos, tráfico de drogas e homicídios. Esse recurso não visa impedir os motoristas de passarem por essas regiões, mas a penas deixá-los mais atentos.
Na cidade de São Paulo o recurso também foi implementado e funciona igualmente ao Rio de Janeiro, porém em nenhuma das cidades o Waze revela quais são especificamente os bairros considerados como áreas de risco.
Uma vez que o recurso esteja ativado, os motoristas passaram a receber alertas na tela do aplicativo pedindo uma confirmação se querem realmente continuar o trajeto. Esses alertas aparecem tanto quando o destino final é dentro de uma dessas áreas de risco, como quando em algum trecho da viagem o motorista passará por uma dessas áreas.
Como desativar esse recurso:
- Toque em Menu do Waze
- Toque em Configurações
- Selecione Navegação.
- Desative a opção para Evitar áreas perigosas
Para reativar o recurso basta seguir o mesmo procedimento acima, porém no último passo você deverá ativar a opção “Evitar áreas perigosas”.