Com os desdobramentos da CPI dos Aplicativos na cidade de São Paulo, dados importantes que antes não eram explicitamente mencionados estão vindo à tona. Entre eles, uma informação muito importante: a cidade de São Paulo tem, atualmente, 556 mil motoristas ativos no aplicativo da Uber.
O número não é pequeno. Para você ter uma ideia, no final do ano de 2018 nós fizemos uma estimativa de números com base em informações reveladas pela Uber e chegamos a conclusão que, naquele ano, a empresa tinha aproximadamente 615 mil motoristas ativos em todo o Brasil. Hoje, esse número certamente é muito maior.
Voltando a São Paulo… Se você acha que 556 mil motoristas ativos em uma cidade com 12,33 milhões de habitantes parece muito – embora isso represente somente 5% da população -, talvez valha a pena observar por outra perspectiva: são 22 passageiros por motorista.
Na verdade, faltam motoristas. Não à toa, Uber e 99 enfrentam problemas com o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) por excesso de reclamações dos passageiros em relação ao tempo de espera (provocado pela baixa quantidade de motoristas) e cancelamentos.
No caso dos cancelamentos, a justificativa dos motoristas é de que as tarifas estão muito baixas, enquanto os preços dos combustíveis e demais despesas não param de aumentar, obrigando eles a cancelarem viagens curtas para evitar maiores prejuízos.
E os problemas de tempo de espera, no fim das contas, só serão resolvidos quando a Uber melhorar as condições de trabalho dos seus parceiros aumentando o valor que é repassado a eles. Com isso, mais pessoas terão o desejo de trabalharem na plataforma e, consequentemente, haverá mais carros para atender a demanda de usuários.