Uber cobrando valor pendente da viagem anterior

Mulher analisando cupons fiscais

A Uber possui algumas medidas de segurança para impedir que seus motoristas e passageiros utilizem os serviços da plataforma estando com valores pendentes a serem quitados. No caso dos motoristas, o valor pendente pode ser referente ao repasse da porcentagem em cima de cada corrida. Para os passageiros, o valor pendente pode ser um cancelamento ou viagem que não foi paga.

As regras são mais brandas para passageiros, que podem ficar diversos meses sem pagar o que devem, ou até o momento em que forem utilizar o aplicativo novamente. Por outro lado, os motoristas correm o risco de terem suas contas bloqueadas se os débitos não forem quitados dentro de 30 dias.

A questão é: por que a Uber está cobrando o pagamento de um valor pendente? Bom, nem sempre esse valor é referente há uma corrida que você solicitou, pois ele também pode ser cobrado em outras situações, como você pode ver logo abaixo.

Valor pendente de uma viagem paga parcialmente

Se por alguma razão você solicitou um motorista no aplicativo, mas não pôde pagar a corrida ou pagou a penas uma parte dela, saiba que o motorista fará um relato detalhado para a Uber afim de que este valor seja pago. Nesses casos, a Uber completará o valor da corrida para ele e enviará o valor completado para você pagar, seja por boleto ou por cartão. O não pagamento desse valor poderá acrescentar na inclusão do seu nome no SPC/Serasa.

Valor pendente de uma corrida não feita

Existem casos não tão comuns de passageiros que não fizeram nenhuma corrida e mesmo assim foram cobrados. Isso pode acontecer em virtude de algum erro no sistema, assim como em outras duas ocasiões distintas: quando alguém pega o seu celular e utiliza o aplicativo, ou, na pior das hipóteses, quando a sua conta Uber é invadida.

A boa notícia é que você poderá resolver esse problema rapidamente, uma vez que a Uber tenha um suporte especializado a penas para essa questão. Portanto, se não fez uma corrida e estão lhe cobrando, acesse: Reembolso de corrida que não fiz.

Valor pendente de uma corrida cancelada

Ao solicitar um motorista pelo aplicativo você tem até 5 minutos para fazer o cancelamento da corrida sem que lhe seja cobrado uma taxa de cancelamento por isso. Após esse período, será aplicada uma taxa de R$ 5 a 13. O valor dessa taxa será repassado ao motorista para compensar o trajeto que ele percorreu até o seu endereço.

A parte ruim dessa história é que os próprios motoristas também podem efetuar o cancelamento da corrida propositalmente e, dessa forma, obterem para si o valor da taxa de cancelamento. Se isso acontecer e você achar que está sendo cobrada injustamente, basta seguir este procedimento para reembolsar esse valor: Reembolso de Cancelamento UBER.

Como pagar os valores pendentes?

Se você realmente tiver algum valor pendente, será exibida uma mensagem na tela do seu aplicativo no momento que você tentar solicitar uma nova corrida. Na mensagem, estará escrito que o valor pendente será acrescentado ao valor final da corrida que você deseja fazer. Logo, ao solicitar um motorista e finalizar a corrida, serão cobrados os dois valores: da corrida e o que estava pendente.

Você também poderá cadastrar um cartão de crédito com limite em sua conta Uber, pois ao finalizar o cadastro seus débitos serão pagos automaticamente. Se quiser saber como adicionar um novo cartão, acesse: Como adicionar cartão de crédito na Uber.

Deixe o seu comentário

Share via
Copy link
Powered by Social Snap