A capital do Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira onde a Uber, por meio de sua categoria Uber Black, iniciou suas atividades de transporte particular no país. Na época, em 2014, modalidades como Uber X, Bag e Comfort ainda não existiam.
A chegada do aplicativo não foi por acaso: um dia após seu lançamento começaram os jogos oficiais da Copa do Mundo, que naquele ano foram sediados por aqui. Isso contribuiu bastante para o sucesso astronômico inicial da Uber no Brasil.
Como a empresa já era conhecida em outros países, os milhares de turistas estrangeiros que chegavam para acompanhar os jogos acabavam por utilizar o Uber Black. Então, o que era para ser apenas um aplicativo de viagens acabou se tornando o centro da atenção no Brasil, e isso de forma negativa.
Taxistas individuais e grandes cooperativas se opuseram ferozmente a esse serviço, mas desde o seu lançamento até os dias atuais ninguém conseguiu impedir o crescimento da Uber no Brasil que, de quebra, abriu espaço para outras empresas se estabelecerem no mesmo ramo e dar aos passageiros mais opções de escolha.
Vale à pena trabalhar com Uber Black?
Sim, ainda vale à pena trabalhar com Uber Black. Apesar da tarifa ser mais cara, o que contribui para uma menor adesão entre os passageiros, a demanda por esse serviço continua elevada, especialmente nos centros urbanos das cidades onde ele está presente.
O motorista do Uber Black deverá ser cauteloso ao escolher os horários e locais onde irá trabalhar, pois o fato de ser uma categoria de valor mais elevado acaba limitando bastante as oportunidades de viagens.
Geralmente, bairros como Leblon, Ipanema, Lagoa, Jardim Botânico, Flamengo e Ibirapuera, entre 11:00 e 14:00 e 17:00 e 19:00, são os horários e regiões cuja demanda são muito mais intensas, proporcionando aos motoristas diversas oportunidades interessantes.
Requisitos para o Uber Black
Se você tiver interesse em se tornar um motorista de aplicativo da Uber e transportar passageiros através da categoria Uber Black, é importante atender aos seguintes requisitos:
- Ter um carro com fabricação 2015 ou superior
- 4 portas e 5 lugares
- Ar-condicionado
- Bancos de couro
- Sedan ou SUV
- Cores do carro: preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco
Se você tiver um carro próprio, alugado ou emprestado que atenda todos os critérios da lista acima, basta realizar o seu cadastro no site da Uber e aguardar a aprovação.
Se quiser, fique a vontade para ler nossa matéria com uma lista completa de todos os Carros Permitidos no Uber Black atualmente.