Primeira corrida 99Pop motorista – Como fazer?

Segurando celular com Google Play aberta no app 99 para motoristas

Seu cadastro de motorista já foi aprovado? Então, a única coisa que te falta é começar a fazer suas primeiras viagens, certo? Isso se você já tem um carro, é claro. Se ainda não tem um e deseja alugar, veja aqui como fazer. Seja qual for a sua situação neste momento, tem algo importantíssimo que você precisa saber como fazer: a primeira viagem pela 99.

Se você nunca trabalhou antes como motorista de aplicativo, certamente está se sentindo ansioso e com um pouco de medo, especialmente porque a 99 sequer tem um curso de treinamento para seus parceiros sobre como usar a plataforma. Mas eu tenho uma ótima notícia para você: a seguir, ensinarei passo a passo como fazer a primeira viagem 99Pop.

Antes de prosseguir, tenha em mente que a qualidade da viagem depende muito de você, portanto, não se apavore nem fique ansioso, seja profissional e respeitoso, tudo isso conta bastante no momento em que o passageiro for avaliar a prestação do seu serviço ao viagem da viagem.

Agora, finalmente, para fazer a sua primeira viagem na 99Pop você deverá seguir todos os procedimentos abaixo:

Fique online

Depois de baixar o aplicativo de motorista da 99 em seu celular, abra ele e toque em ‘Entrar’, em seguida informe seu número de celular e siga as etapas. Feito isso, você poderá ficar online tocando no botão ‘Conectar’ no canto superior esquerdo.

Aceite a sua primeira viagem

Agora você já está conectado e disponível para receber a sua primeira solicitação de viagem. Em média o tempo de espera é de 1 a 10 minutos ou mais, dependendo da sua região e horário. Quando a primeira solicitação chegar, a tela do seu aplicativo ficará assim:

Tela para aceitar corrida no app de motorista da 99

Quando a tela acima aparecer você terá 15 segundos para aceitar a corrida ou ela será cancelada automaticamente. Ainda nessa tela você poderá observar, na parte superior, informações importantes como o endereço onde o passageiro está aguardando, a distância e o tempo até ele, assim como uma opção ‘Não, obrigado’ que você deverá tocar se não quiser aceitar a viagem.

Busque o passageiro

Assim que você aceitar a viagem o seu aplicativo abrirá uma nova tela e mostrará novas informações, tais como o nome do passageiro e dois ícones lado a lado: o primeiro para enviar uma mensagem de texto e o segundo para fazer uma chamada de voz a ele.

No topo da tela, o endereço dele continuará sendo exibido, porém agora há uma opção ‘Ir’ com uma setinha para cima. Ao tocar nela seu aplicativo de GPS será aberto e tudo que você precisará fazer é seguir a rota até chegar no passageiro.

Tela de informações do passageiro no app de motorista da 99

Assim que você chegar no endereço onde ele está te aguardando, deslize o seu dedo da esquerda para a direita em ‘Cheguei no local’.

Inicie a viagem

Ao informar que você chegou, a mensagem ‘Cheguei no local’ será trocada para ‘Iniciar corrida’. E aqui vem um conselho muito importante: só inicie a corrida quando o passageiro realmente estiver dentro do seu carro, pois do contrário você poderá ser suspenso da plataforma por algum tempo ou definitivamente.

Ao avistar o passageiro, pergunte o nome dele por uma questão de segurança. Se for o mesmo do aplicativo, deixe-o entrar no carro. Uma vez que ele esteja dentro do veículo, deslize o seu dedo da esquerda para direita em ‘Iniciar corrida’.

Confirme o destino do passageiro

Assim que você iniciar a corrida serão exibidas novas informações na tela do seu aplicativo, dessa vez mostrando o endereço de destino do passageiro, o método de pagamento – em dinheiro, no caso da imagem abaixo – e o valor que será repassado a você, logo ao lado da opção ‘Finalizar corrida’.

Se o pagamento da corrida fosse por meio de cartão de crédito ou débito, ao invés de ‘Corrida em dinheiro’ apareceria ‘Corrida em voucher’.

Confirme com o passageiro o destino dele e verifique se é o mesmo do aplicativo, pois as vezes eles informam um endereço errado sem sequer perceber. Confirmado o endereço, toque na opção ‘Ir’ no topo direito da tela para abrir o seu GPS, então é só seguir a rota.

Finalize a viagem

Deslize o dedo da esquerda para a direita em ‘Finalizar corrida’ assim que você chegar no destino do passageiro. Feito isso, será exibida uma nova tela com o valor que ele deverá pagar a você – R$ 4,50 no caso da imagem abaixo -. Então, informe a ele o valor e aguarde o pagamento.

Ainda nessa mesma tela você tem outras três opções: primeira, ‘Avalie’ para avaliar o passageiro; segunda, ‘Ok. Continuar correndo’ para continuar recebendo solicitações de viagens; terceira, ‘Parar’ para interromper o recebimento de novas solicitações.

Você não será obrigado a avaliar o passageiro se tocar em ‘Ok. Continuar correndo’, mas por alguma razão isso se torna obrigatório caso você toque em ‘Parar’.

Pagamento com cartão

Se o método de pagamento do passageiro for cartão de crédito – descrito no aplicativo como ‘Corrida em voucher’ -, você poderá finalizar a viagem exatamente da mesma forma que eu expliquei acima, com a diferença de que não precisará cobrar nenhum valor dele, afinal, isso já foi feito automaticamente pelo aplicativo.

Deixe um comentário