Já percebeu uma mensagem em seu aplicativo de passageiro dizendo “Preços mais altos do que o normal”? Basicamente, ela surge toda vez que os valores das viagens estão sob influência de um multiplicador de tarifas, popularmente conhecido como preço dinâmico. A Uber criou este método de cobrança afim de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus passageiros, mas principalmente com o intuito de disponibilizar um motorista a qualquer momento.
Sendo assim, o preço dinâmico é o responsável pelo aumento dos preços das viagens que você solicita. Porém, ele não acontece por qualquer razão. Existem motivos e nós vamos explicar quais são!
Todas as vezes que chove forte ou acontecem grandes eventos na região em que você está, a tendência natural é que muitas pessoas comecem a solicitar motoristas pelo aplicativo ao mesmo tempo. Como consequência, isso acaba criando o que conhecemos como a lei da procura e demanda, que nada mais é do que a elevação dos valores de um produto – neste caso, as corridas – em razão da alta demanda.
O que aumenta os preços das corridas?
Existem uma série de fatores que podem acabar provocando aumento nos preços de uma corrida, porém você provavelmente não conhece uma boa parte deles. Então, veja quais são as principais razões para esses aumentos e comece a evita-los:
Horários de Pico
O motivo mais comum para os preços ficarem mais alto do que o normal na Uber é, sem dúvida, o horário de pico da manhã e da tarde, quando os trabalhadores estão chegando ou indo embora de seus serviços. Geralmente, as regiões centrais e comerciais são as que mais sofrem com a elevação das tarifas.
Chuvas e temporais
Já sabemos que as chuvas elevam o valor das corridas, porém os temporais (chuvas muito fortes que resultam alagamentos) causam um impacto muito maior nos preços, pois podem acontecer paralisações nos transportes públicos (ônibus, trens e metrôs) que acabam deixando a Uber como única alternativa de transporte para as pessoas chegarem aos seus destinos. Sendo assim, os valores sobem bastante nessas ocasiões.
Greves no transporte público
Assim como chuvas muito forte podem causar paralisações pontuais no transporte público, as greves sindicais e de cooperativas também causam essas paralisações, porém em uma escala muito maior. Quando isso acontece, milhares de pessoas começam a solicitar corridas na Uber e os preços chegam a ficar até 5 vezes mais caros.
Eventos de médio e grande porte
Jogos de futebol, shows de música para públicos médio e grande, confraternizações de empresas e aniversários para mais de 500 pessoas em espaços de festas também causam aumento nos preços das corridas. Geralmente, a penas o bairro onde estes eventos estão acontecendo sofrem com as oscilações de preços.
Como evitar pagar preços mais altos?
A solução mais simples e fácil para não pagar preços acima do normal não poderia ser outra: esperar os preços voltarem ao normal. Isso pode demorar menos de 10 minutos, como também pode demorar mais de uma hora, portanto, cabe a você decidir esperar ou pagar os preços mais elevados.
É importante ressaltarmos que a mensagem “Preços mais altos do que o normal” pode surgir sob as menores alterações de preços possíveis. Ou seja, em casos de corridas que custariam R$ 10,00, mas por conta do preço dinâmico passaram a custar R$ 12,00, será exibida essa mensagem para você. Por essa razão, fica difícil determinar o quanto a mais você estará pagando.
Além disso, você também pode evitar pagar esses valores a mais ao ficar de olho nos preços cobrados pela Uber. Como? Basta acessar o site Calcular Preço do Uber e conferir quais são os preços para as categorias X, Juntos, Comfort e Black.
Use outros aplicativos
Por fim, você pode tentar utilizar outros aplicativos de transporte particular, como o 99 Pop ou Cabify, pois é possível que os preços estejam dentro da normalidade, embora essas duas empresas também pratiquem preços dinâmicos em razão dos mesmos motivos que mencionamos aqui.