Preço Dinâmico: O baú de ouro

Preço Dinâmico

Se existe um amigo indispensável para qualquer motorista, o nome é preço dinâmico. Existem centenas de razões pelas quais você precisa criar um laço de amizade com ele, principalmente se quiser faturar uma grana extra!

Ele também é uma ótima ferramenta para você entender melhor quais são as partes mais atraentes da sua cidade, pois ele mostra em quais regiões dela estão acontecendo os grandes picos de demanda.

Mas, lembre-se: esses picos nem sempre surgem pelos mesmos motivos, pois estão sujeitos a grandes eventos, chuvas e greves. Já em regiões comerciais de alta densidade as chances dele aparecer todos os dias no mesmo horário são de até 85%, com exceção de sábados, domingos e feriados.

Como eu sei isso? Bom, depois de um certo tempo trabalhando eu entendi que existia um padrão na forma como os preços dinâmicos surgiam. Eles não eram provocados pela empresa, mas, na verdade, a rotina dos passageiros era o fator X que os faziam nascer todos os dias nos mesmos lugares.

Então, tudo o que eu precisei fazer foi mapear os bairros e regiões onde eles surgiram e usar essas informações como estratégia para faturar mais.

Quer um bom conselho?

Anote os horários e onde estão surgindo os preços dinâmicos durante duas semanas. Após esse período de anotações, faça uma contagem de quais horários e lugares foram afetados mais vezes. Com isso, você saberá onde e em qual horário deverá estar da próxima vez aproveitar o preço dinâmico assim que ele começar.

Prevendo o Preço Dinâmico

No tópico acima eu ensinei em rápidas palavras um brilhante segredo pra você prever o preço dinâmico: anotar os padrões de horários e regiões, e se antecipar para estar dentro dele, certo? Mas, existe também outra forma de você turbinar a sua habilidade em prever as tarifas elevadas: ficando informado.

Vamos supor que eu seja um técnico de informática e você também. Nós trabalhamos na mesma empresa e ganhamos o mesmo salário. Mas, você é mais dedicado e sempre está fazendo cursos para se atualizar, enquanto eu estou acomodado e não me interesso em aprender um pouco mais. Quais são as minhas chances de ser demitido e você ser promovido? As maiores possíveis!

No mundo dos aplicativos de transporte, como a Uber, 99 e Cabify, funciona da mesma forma, só que em uma escala muito maior. Você não pode ficar acomodado mediante a grandíssima concorrência de motoristas. Se você não se esforçar em aprender os macetes do preço dinâmico, seus concorrentes sairão na sua frente. Portanto:

Fique de olho no clima

Acompanhe o clima da sua cidade todos os dias, pois a chuva, principalmente a mais pesada, é o maior “incentivador natural” do preço dinâmico.

Se chover entre 06:00 e 08:00, 12:00 e 13:00, 16:00 e 19:00, não há dúvidas de que o preço dinâmico vai explodir.

Uma vez que você saiba quando e onde irá chover (existem sites pra consultar isso), a sua vantagem com relação aos outros motoristas será pelo menos 5 vezes maior, e pode ter certeza de uma coisa: o preço dinâmico surgirá exatamente nas regiões que você anotou, conforme o conselho que eu dei um pouco mais acima.

Greve nos transportes públicos

As greves nos transportes públicos não acontecem com muita frequência, mas quando acontecem não tem quem consiga impedir a rápida velocidade com que o preço dinâmico se espalha pela cidade, principalmente nas regiões mais afastadas.

Como muitas empresas precisam de seus funcionários a qualquer custo, elas acabam arcando com os custos das viagens nos aplicativos. Por essa razão, é de suma importância que você sempre esteja antenado nas notícias da sua cidade, pois as greves podem ser muito rentáveis ao seu bolso.

Confraternizações de empresas

Novembro e dezembro são dois meses de lucros estrondosos para os Motoristas Elite, pois a maior parte das empresas realizam suas festas de confraternizações nessas datas.

O preço dinâmico costuma surgir com mais frequência em razão dessas festas. Sendo assim, a sua missão é saber onde elas estão acontecendo e que horas irão terminar, pois é a partir do término em diante que o valor das tarifas começarão a subir.

Mas, você precisa ser muito rápido, porque o preço dinâmico não costuma ficar ativo por muito tempo, principalmente se for o evento de uma empresa pequena.

Você deve estar se perguntando: “Como eu vou saber onde essas festas estão acontecendo?”. Bom, a maior parte das empresas sempre escolhem os mesmos lugares todos os anos, portanto você só precisa ficar por dentro da agenda dos espaços para festas mais movimentados da sua cidade. O resto é muito simples: esteja perto deles quando os eventos estiverem terminando.

O erro número 1 dos motoristas no preço dinâmico

Não há como negar que o preço dinâmico seja um “baúzinho” de ouro, afinal é o momento em que os motoristas faturam tanto quanto um taxista ou, dependendo da intensidade, muito mais do que eles! Porém, existe um erro muito comum e perigoso que precisa ser evitado: correr atrás dele.

A parte mais importante de aprender a prever os preços dinâmicos, conforme eu mencionei anteriormente, é justamente para você evitar, a qualquer custo, correr na direção deles.

Além de gastar mais combustível e rodar sem nenhum passageiro dentro do carro, você corre um risco muito decepcionante: ver o preço dinâmico sumir ao chegar no local. E isso acontece com uma frequência assustadora entre os motoristas amadores.

Pra você não cair nesse erro, vamos recapitular de uma forma simples o que já aprendemos até aqui:

  • Anotar por duas semanas quando e onde o preço dinâmico surge
  • Depois de tudo estar anotado, entender quando e onde ele surgiu com mais frequência
  • Ficar de olho no clima; greve nos transportes e confraternizações
  • Por fim, estar no horário e região antes do preço dinâmico surgir

Agora você tem a faca e o queijo na mão pra não precisar mais correr atrás do preço dinâmico, mas prever e estar nos locais e horários corretos sempre que ele surgir.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email