“Treme Treme” é o nome dado pelos motoristas de aplicativo do Rio de Janeiro para um golpe que aumenta o valor da corrida do passageiro em até 300%. Embora não seja uma novidade, somente agora essa prática ilícita ganhou notoriedade na mídia, se tornando, inclusive, o tema de algumas reportagens em jornais televisivos.
Acredite ou não, essa é a penas uma das diversas formas encontradas por motoristas – criminosos na minha opinião – para extorquir dinheiro dos passageiros do Uber, 99 e até mesmo Cabify.
Como funciona o Treme Treme?
Tudo consiste em burlar o sistema de GPS do celular, sendo necessário, no entanto, que o motorista tenha dois aparelhos para conseguir aplicar o golpe. No primeiro celular eles deixam instalado o aplicativo do Uber ou 99 para receberem as solicitações. Então, depois de aceitaram o pedido de uma viagem eles se dirigem até o passageiro, iniciam a corrida, ativam o modo avião e desligam o celular.
Enquanto isso, no outro aparelho colocam o endereço de destino do passageiro e seguem as instruções de caminho informadas pelo Waze ou Google Maps. Dessa forma, os passageiros não percebem que estão sendo vitimas de um golpe, pois aparentemente o motorista está fazendo a rota corretamente.
Porém, nos bastidores dessa prática criminosa o que está acontecendo é muito mais grave: como eles desligaram o celular onde o aplicativo do Uber ou 99 estavam instalados e com a corrida em andamento, o algoritmo dessas empresas não conseguem identificar a rota que está sendo feita e, consequentemente, o resultado é desastroso. Veja:
Uma vez que o motorista ative o modo avião e desligue o celular, o algoritmo do Uber fica desnorteado tentando encontrar uma rota e acaba criando um trajeto extremamente bagunçado como mostrado na imagem acima. Por essa razão, os motoristas intitularam o golpe de “Treme Treme”.
Com isso, os passageiros pagavam até 300% a mais nas corridas. Então, ao invés de serem cobrados em R$ 20, acabavam pagando R$ 80 ou mais, por exemplo.
Como ser reembolsado?
Se você acha que foi prejudicado pelo golpe do Treme Treme, poderá pedir um reembolso para a Uber ou 99. Eles farão uma análise do trajeto realizado afim de identificar o golpe, devolver o seu dinheiro e banir o motorista em caráter definitivo da plataforma.
Para pedir reembolso do golpe Treme Treme, siga as instruções abaixo:
- Abra o seu aplicativo de passageiro
- Toque nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela
- Toque em “Suas viagens”
- Toque na viagem que você sofreu o golpe
- Desça a tela e, em Ajuda, toque em “Revisão de valores ou taxas”
- Toque na opção “Meu motorista fez um trajeto ruim”
- Em motivo, selecione “O trajeto estava errado ou foi muito longo”
- Toque em “Avançar” e finalize o pedido de reembolso
Agora é só esperar o suporte de atendimento ao cliente revisar a sua solicitação de reembolso. Geralmente, a solução é apresentada a você em menos de 24 horas.