Motoristas do Uber só poderão trabalhar 12 horas por dia

Motorista cansado ao volante

O Uber se tornou o maior aplicativo de transporte particular no Brasil e no mundo. Isso trouxe a ele uma grande atenção global e, consequentemente, muitos problemas e desafios a serem vencidos, como por exemplo: a carga horário de trabalho dos milhares de motoristas cadastrados. Será que eles estão trabalhando muito? Será que estão dirigindo fadigados? Ou não há o que melhorar nessa questão?

Recentemente, uma nova regra no aplicativo entrou em vigor nos Estados Unidos e em outros países, porém a mesma só chegou ao Brasil somente agora: trata-se de um recurso que impede os motoristas de trabalharem mais de 12 horas por dia. Nesse sentido, podemos concluir que a empresa realmente está adotando as medidas necessárias para tornar o ofício de seus parceiros menos desgastante.

Com este novo recurso os motoristas passarão a receber alertas de que estão se aproximando das 12 horas de trabalhado diárias permitidas. E, após ficarem conectados por um total de 12 horas na plataforma, serão automaticamente desconectados e impedidos de trabalharem nas 6 horas seguintes. Então, terminado esse período eles poderão se reconectarem e voltarem aos seus trabalhos.

Motoristas experientes não serão afetados

Já comentamos anteriormente sobre quanto ganha um motorista Uber por dia e pudemos concluir – com base nos relatos e experiências de muitos deles – que em uma carga horária de 12 horas por dia é possível faturar entre R$ 240 a R$ 300, dependendo da cidade e, sobretudo, das estratégias empregadas pelos motoristas.

Portanto, a nova limitação da Uber aplicada aos seus parceiros não afetará negativamente aqueles que mais faturam, pois estes geralmente trabalham menos e ganham mais, uma vez que se aproveitam de técnicas de estratégias de posicionamento e horários, conforme explicamos nessa matéria: Como ganhar mais dinheiro no Uber.

Por fim, vale destacar que esse novo recurso de limitação de horas trabalhas diariamente fará parte de uma iniciativa de conscientização para o Maio Amarelo, um mês voltado a campanhas de incentivo ao trânsito seguro nas cidades brasileiras.

Leave a Reply