Motorista de Aplicativo em 2021: O que é? Como ser?

Motorista de aplicativo

Motorista de aplicativo é o trabalho da vez e não há como negar. Posso ser sincero com você? Eu conheço jornalistas, engenheiros, advogados, bancários e outros profissionais formados que em algum momento já se aproveitaram da Uber, 99, Cabify e outros aplicativos de transporte para complementarem suas rendas.

A facilidade de criar um cadastro e a burocracia reduzida para começar a trabalhar são alguns dos motivos que tem feito milhares de pessoas pelo mundo optarem por trabalhar como prestadores de serviço nessas grandes empresas.

Ao longo dessa matéria você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas sobre esse trabalho e se inteirar sobre os principais questionamentos, como: o que é, como trabalhar, quanto ganha, quais carros usar, vale a pena, é seguro, é uma profissão, entre outras coisas.

O que é um motorista de aplicativo?

Motorista de aplicativo

Motorista de aplicativo é um profissional autônomo que trabalha com um carro próprio, alugado ou emprestado transportando passageiros de empresas como Uber, 99, Cabify, inDriver, Lady Driver, entre outras.

Ele tem a possibilidade de trabalhar simultaneamente em todos os aplicativos, pois nenhuma das empresa citadas acima tem o direito de exigir exclusividade sobre qualquer um de seus motoristas.

Obviamente, só é possível transportar um passageiro por vez de cada uma das empresas. Sendo assim, se o motorista estiver com três aplicativos ligados e receber três solicitações de corrida ao mesmo tempo, ele deverá escolher uma e desligar os outros aplicativos.

Como ser um motorista de aplicativo?

Motorista de aplicativo

Para começar a trabalhar como motorista de aplicativo é necessário criar uma conta de parceiro em uma das seguintes empresas: Uber, 99, Cabify, inDriver ou Lady Driver (somente para mulheres).

Depois de criar a conta você será colocado em uma fila de espera onde terá que aguardar um prazo de até 10 dias úteis para saber se o seu cadastro foi ou não aprovado.

Durante esse período de 10 dias úteis a empresa que você escolheu para criar a sua conta de motorista fará uma verificação de segurança em todas as informações fornecidas por você, inclusive em seu atestado de antecedentes criminais.

Se tudo estiver correto e suas documentações em dia, seu cadastro será aprovado e você poderá começar a trabalhar.

A propósito, se quiser criar o seu cadastro ainda hoje, escolha em qual das empresas abaixo você deseja fazer isso:

Quanto ganha um motorista de aplicativo?

Motorista de aplicativo

Um motorista de aplicativo que trabalha 8 horas por dia, 22 dias no mês, com carro alugado no valor de R$ 1.500 e um gasto de 20% com combustível pode ganhar R$ 1.324,54 líquidos por mês. Esses números foram obtidos através da ferramenta Simulador de Ganhos: Uber, 99 e Cabify.

É claro que nem todos os motoristas irão trabalhar 8 horas por dia ou 22 dias no mês, aliás, nem todos irão trabalhar de carro alugado, portanto é difícil mensurar com precisão quanto eles podem ganhar.

Se você também quiser fazer a sua própria simulação de ganhos e descobrir quanto ganharia por mês, acesse o link do Simulador de Ganhos que eu mencionei dois parágrafos acima.

Preciso ter um carro?

Motorista de aplicativo - Chave do carro novo

Não. Nenhum motorista de aplicativo é obrigado a ter um carro para ser aceito no Uber, 99, Cabify ou qualquer outro app de transporte que seja. Essa condição passa a ser obrigatória apenas quando o mesmo desejar de fato começar a trabalhar, porque nesse caso será necessário um carro para transportar os passageiros.

De toda forma, não é necessário ter um carro próprio. Sendo assim, seja emprestado, alugado ou financiado, qualquer carro é aceito e pode ser utilizado por qualquer motorista desde que a documentação esteja em dia.

E talvez você ficará feliz com um dado: milhares de motoristas começam a trabalhar com veículos alugados e não muito tempo depois conseguem comprar seus próprios veículos. Nada que um pouco de determinação e organização financeira não ajude, não é mesmo?

Quais carros usar para trabalhar?

Motorista de aplicativo

A escolha do carro certo para trabalhar tem um peso muito importante no faturamento mensal do motorista de aplicativo. Dependendo do modelo escolhido, haverá uma economia maior nos gastos com combustível e, sobretudo, nas manutenções e revisões programadas.

Os carros mais usados pelos motoristas da Uber, 99 e Cabify são esses:

  1. Fiat Argo
  2. Fiat Mobi
  3. Chevrolet Onix
  4. Renault Kwid
  5. Hyundai HB20

Mas o que será que esses carros tem em comum? São compactos e todos estão disponíveis com motorização 1.0 de três cilindros, o que garante um menor consumo de gasolina e álcool. Além disso, possuem espaço suficiente para três passageiros e duas bagagens – uma de 23 quilos e outra de 10.

Se você irá trabalhar de carro alugado recomendamos fortemente que leia a nossa matéria sobre Aluguel de Carros, pois nela explicamos minunciosamente todas as vantagens e desvantagens sobre isso.

Mas se já tem um carro e quer descobrir se ele é aceito e em qual categoria se encaixa, nós temos uma ferramenta de consulta criada especialmente para essa finalidade. Basta acessar a nossa página Carros Permitidos e informar o modelo do carro e ano de fabricação. Em seguida, mostraremos a você o resultado.

Vale a pena ser um motorista de aplicativo?

Motorista de aplicativo

Essa é uma das perguntas mais comuns e a resposta continua a mesma de sempre: sim, ainda vale a pena ser motorista de aplicativo, porque o fator mais importante para determinar se compensa ou não trabalhar nessa área é a determinação, constância e capacidade do motorista de entender a demanda de passageiros da sua cidade.

Se não ficou muito claro a ideia acima, leia a nossa matéria Estratégias para ganhar mais na Uber e 99 e você entenderá o que os melhores motoristas fazem para continuarem ganhando bem mesmo num cenário onde muitos – desmotivados, por sinal – dizem ser impossível.

Então, se o motorista possuir as três características mencionadas anteriormente ficará muito mais fácil usar o Uber, 99, Cabify, inDriver e outros aplicativos de transporte para obter uma renda complementar, ou por que que não uma renda principal, não é mesmo?

É seguro trabalhar como motorista de aplicativo?

Motorista de aplicativo

Infelizmente e como em qualquer outra profissão onde o ambiente de trabalho seja a rua, os motoristas de aplicativo também estão expostos há alguns perigosos. Os principais são dois: acidentes de trânsito e assaltos. Isso não significa que um deles possa acontecer com você.

Existem muitas medidas de segurança que podem ser tomadas para evitar qualquer tipo de incidente que venha colocar a sua vida em risco, conforme eu explicarei resumidamente a seguir:

  1. Dirija sempre na velocidade da via
  2. Esteja atento aos motoristas à sua volta
  3. Não dirija cansado ou com sono
  4. Ao buscar um passageiro: fique atento a movimentação da rua
  5. Recuse corridas à noite se o passageiro for 5 estrelas e o pagamento em dinheiro
  6. Seja cauteloso nas periferias, pois elas concentram a maior incidência de assaltos a motoristas de aplicativo

Um ponto muito importante que eu devo destacar em relação a esse assunto: com o passar dos dias e o constância no trabalho o próprio motorista começará a entender melhor cada região da sua cidade e isso – automaticamente – trará maior segurança para ele.

Motorista de aplicativo é uma profissão?

Motorista de aplicativo

Sim, é uma profissão e todos os motoristas podem se cadastrar como MEI (Microempreendedor Individual), o que lhes garantirão muito mais vantagens em relação àqueles que não optarem por fazer cadastro MEI. A propósito, esse tramite é rápido e fácil.

Veja algumas das vantagens do MEI para motoristas de aplicativo:

  • Salário-maternidade ( a partir de 10 contribuições)
  • Aposentadoria por invalidez ( a partir de 12 contribuições)
  • Auxílio-doença (a partir de 12 contribuições)
  • Aposentadoria por idade ( a partir de 180 contribuições)
  • Auxílio Reclusão
  • Pensão por morte para dependentes

Além dos já citados, existem mais algumas vantagens:

  • CNPJ
  • Emissão de notas fiscais
  • Aluguel de máquinas de cartão
  • Acesso a empréstimos com juros mais baratos

Se você ficou interessado no assunto e quer detalhes completos – inclusive como se tornar um MEI -, acesse a nossa matéria MEI para Uber, 99 e Cabify.

Deixe o seu comentário

Share via
Copy link
Powered by Social Snap