Como ser um Motorista 6 Estrelas

Motorista 6 Estrelas - Uber, 99 e Cabify

Se você já leu todas estratégias que eu comentei anteriormente no Curso Motorista Elite e está disposto a praticá-las para aumentar os seus lucros, saiba que ainda lhe falta algo importantíssimo: ser um Motorista 6 Estrelas ou, em outras palavras, ser um Motorista Elite completo.

Você já aprendeu como impulsionar os seus ganhos por meio de estratégias e pequenos macetes, porém agora é o momento de entender como conquistar os seus passageiros, pois o que eles pensam a seu respeito conta muito no hora em que estão te avaliação.

Trate os passageiros como gostaria de ser tratado

É um dia quente e você está com muita sede? Então, tenha garrafinhas ou copos com água para oferecer.

Você quer comer algumas balinhas de chocolate a noite? Então, tenha balas de chocolate para oferecer.

O dia está chuvoso e você gostaria de um guarda-chuvas pra sair do carro? Então, tenha um guarda-chuvas para levar o passageiro até a calçada.

Você gosta de ficar bem informado logo cedo com um bom jornal? Então, tenha um bom jornal para oferecer aos passageiros da manhã – se não for lhe custar muito.

Você gostaria de receber um bom motorista ao solicitar uma corrida? Então, seja um bom motorista para os seus passageiros também.

Você não quer andar em um carro fedorento, ou quer? Então, não deixe que o seu carro fique fedorento.

É simples assim. Se você tratar os seus passageiros como você gostaria de ser tratado, suas avaliações vão melhorar muito.

A importância do carro estar limpo por dentro

Mais importante do que ter um carro limpinho por fora com as rodas brilhando é, sem dúvida, ter um carro totalmente limpo por dentro. A limpeza interna aumenta a sensação de conforto do passageiro, principalmente quando os tapetes estão sem areia ou papéis de bala.

Você gosta de entrar na sua casa e sentir no sapato que o chão está cheio de areia ou ver os móveis empoeirados? Provavelmente não. Então, é óbvio que os seus passageiros também não irão gostar nenhum pouco de ver o seu carro cheio de areia e empoeirado, afinal, eles estão pagando por isso, goste você ou não.

Pra evitar esse tipo de situação compre um aspirador portátil. Eles são baratos, versáteis e ajudam você limpar a sujeira grossa do seu carro em menos de 10 minutos.

Além disso, você gosta de ver as janelas da sua casa engorduradas e com manchas de dedos? Provavelmente não. Da mesma forma os seus passageiros também não gostam de ver os vidros e para-brisa do seu carro engordurados com manchas de dedo.

A solução pra limpar vidros sujos e embaçados é muito simples: panos de microfibra ou papel toalha, ambos levemente umidificados pra retirarem toda a sujeira e manchas sem causar nenhum arranhão.

Como agir ao errar a rota?

Qual é a sua atitude ao errar a rota que estava fazendo com o passageiro dentro do carro? Todos nós cometemos erros, principalmente quando não estamos habituados com uma determinada região, porém o diferencial está na forma como lidamos com esses erros.

Embora muitos motoristas acreditem que errar a rota seja uma sentença sem volta pra receber uma péssima avaliação, na verdade, eu acredito que seja uma oportunidade para você conquistar uma boa avaliação do seu passageiro.

Você deve estar se perguntando: Como assim? Bom, a resposta é muito simples: confesse o seu erro. Ao errar a rota, diga imediatamente para o passageiro. Não deixe que ele descubra por conta própria o seu erro.

Alguns motoristas erram o trajeto e simplesmente ficam calados achando que o passageiro não notou. Será mesmo? Se ele perceber e ver que você tentou ocultar, se prepare pra receber 1 estrela e, provavelmente, um relato de péssima direção, o que pode ser muito pior.

Então, pra tentar converter o seu erro em uma boa avaliação seja sincero em suas palavras: Mil desculpas, eu acabei de errar a entrada. Isso vai aumentar o valor da corrida, mas não se preocupa, porque assim que a corrida terminar eu vou pedir uma revisão pra você pagar o mesmo valor que viu quando fez a solicitação.

Boas perguntas pra fazer aos passageiros

As vezes o passageiro está afim de conversar, mas tem vergonha de puxar assunto. Você deixa a viagem seguir no silêncio total ou tentar encorajá-lo a fazer uma interação com você? As perguntas abaixo não são invasivas e, de quebra, acrescentará muito diálogo a viagem.

Antes de prosseguir, lembre-se que as perguntas abaixo devem ser feitas na ordem, afinal, não faz sentido você iniciar a corrida e perguntar logo de cara qual é a profissão do passageiro, não é mesmo?

Como foi o seu dia?

Alguns passageiros dirão apenas que “Foi bom” e não darão continuidade, porém a grande maioria se abre e conta diversos detalhes do que aconteceu no dia deles.

Estou impressionado com sua nota!

Independente da nota do seu passageiro ser alta ou baixa, essa é uma forma de descontrair o clima entre vocês. Se a nota for muito baixa, provavelmente o passageiro irá responder “Nossa, como assim?”, então você pode dizer em tom de brincadeira: “Você está judiando dos motoristas?”. Se a nota for muito alta, provavelmente ele dirá “Poxa, que legal”, então você aproveita pra perguntar o que ele acha da sua.

Trabalha com o que?

A maioria dos passageiros não sentirá nenhum constrangimento em responder essa pergunta. Se quiser ser ainda mais sútil, diga: “Você já sabe com o que eu trabalho (motorista de aplicativo). Mas, e você, o que faz da vida?

Esses foram apenas alguns exemplos, porém com o passar do tempo você descobrirá novas formas de abordar os passageiros e criar um ambiente de interação bastante agradável!

Peça ao passageiro que te avalie

Se você olhar para a quantidade de passageiros que te avaliaram e comparar com a quantidade de passageiros que você já transportou, provavelmente verá que suas avaliações representam a metade (ou menos) dos passageiros que já viajaram com você.

Isso acontece porque muitos deles na correria do dia a dia acabam esquecendo de avaliar a corrida, mesmo quando a viagem foi super agradável e vocês bateram um papo super divertido. Mas, não se preocupe! Existe um jeitinho muito especial de pedir que eles te avaliem! Veja:

Estou finalizando a corrida, se puder me avaliar eu agradeço!

Essa frase é o ponto chave para você conquistar a avaliação de pelo menos 80% dos passageiros que viajam com você. Mas, pra dar certo você precisará finalizar a corrida a pelo menos 50 metros do destino final, pois o passageiro ainda estará dentro do carro e aproveitará para fazer a sua avaliação.

Quanto melhor for a sua avaliação maiores serão as suas chances de receber promoções especiais e, não menos importante, se tornar um Motorista Elite.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email