Licenciamento e CNH irão vencer: como renovar pela internet?

Segurando a CNH na mão

O licenciamento (CRLV) e a CNH são os documentos mais importantes durante e após o cadastro de qualquer motorista, pois estes garantirão que o mesmo tenha autorização para transportar passageiros e circular sem restrições com o seu veículo.

Por essa razão, é extremamente importante mantê-los em dia, especialmente quando a não renovação deles pode causar o bloqueio da conta.

Como medida de prevenção, as empresas Uber, 99 e Cabify notificam seus motoristas sobre o vencimento de seus documentos com 30 dias de antecedência, de forma a evitar que eles sejam pegos de surpresa. Mesmo assim, muitos deixam para última hora e acabam passando apuros.

Se você está nessa situação e precisa de um auxílio, a seguir eu explico o que acontece com a sua conta de motorista se o seu licenciamento e CNH vencerem e como renová-los pela internet.

O que acontece se a CNH vencer?

Apesar de a Uber, 99 e Cabify avisarem 30 dias antes sobre o vencimento dos seus documentos, isso não significa que elas podem bloquear a sua conta se você não renovar a sua CNH dentro desse período, afinal, a própria legislação prevê que os motoristas podem dirigir com a CNH vencida, desde que esse vencimento não ultrapasse 30 dias.

Mas por uma questão de segurança é extremamente importante que você tenha o cuidado de renovar os seus documentos antes do prazo de vencimento, porque se por alguma razão ou esquecimento você ultrapassar esses 30 dias, sua conta será bloqueada imediatamente e você só poderá voltar ao trabalho depois de arrumar essa situação, o que pode lhe custar prejuízos financeiros.

Como renovar a CNH pela internet?

Se você não puder renovar a sua CNH em uma unidade de atendimento do Detran ou Poupatempo, convém fazer este procedimento pela internet, pois a validade é a mesma e você sequer precisará sair de sua casa. Este recurso é útil principalmente em tempos de pandemia e isolamentos, quando os endereços físicos estão fechados.

Tudo que você precisa fazer é acessar o site Detran do seu estado e fazer um cadastro das suas informações pessoais. Não leva mais do que 10 minutos. A propósito, para economizar um pouco do seu tempo eu fiz uma lista com o Detran de todos os 27 estados brasileiros, é só clicar aqui e encontrar o seu.

O que acontece se não licenciar o veículo?

Assim que o prazo para você licenciar o seu veículo vencer, automaticamente sua conta de motorista da Uber, 99 ou Cabify ficará inativa. Nesse caso, você tem apenas duas opções: cadastrar um novo carro com os documentos em dia ou fazer o licenciamento anual obrigatório do veículo que você já vinha utilizando anteriormente.

Diferente da CNH que tem um prazo extra de 30 dias após o vencimento, o licenciamento anual não oferece esse benefício aos condutores e tende a ser ainda mais rigoroso: se você for parado por um órgão oficial de trânsito e estiver inadimplente, será aplicada uma multa gravíssima no valor de R$ 293,47, sete pontos na carteira e a apreensão do seu veículo.

E esses nem são todos os problemas que você pode enfrentar por conta de um simples licenciamento vencido, ainda há mais um pouco de burocracia envolvida, conforme explica o site Portal do Trânsito nesta matéria.

Também não podemos nos esquecer de algo importante: para licenciar o seu veículo é necessário pagar o IPVA vigente e todas as multas, se houver. Do contrário, você ficará impossibilitado de renovar seu documento e, consequentemente, não poderá trabalhar nos aplicativos.

Como fazer o licenciamento pela internet?

Para fazer o licenciamento do seu veículo pela internet você precisará acessar o site referente ao Detran do seu estado e ir até a página “Veículos”, onde eles listam todas as formas de licenciamento disponíveis para você. Para poupar o seu precioso tempo, eu listei aqui (é só clicar) todos os sites do Detran por estado.

Uma vez que você esteja dentro do site, basta procurar pela opção de Licenciamento digital, também conhecido como CRLV-e, e prosseguir por todas as etapas até concluir a solicitação.

A Uber, 99 e Cabify aceitam o licenciamento digital?

Sim, elas aceitam e não poderiam de maneira alguma recusar, pois embora seja uma versão digital, a validade jurídica é exatamente a mesma de um documento tradicional. Mas não esqueça de um detalhe muito importante: ao obter o seu CRLV-e você deverá enviar uma versão dele salva em PDF, pois a Uber, 99 e Cabify não aceitam fotos da tela do computador ou prints do celular.

Todos os Detran fazem licenciamento digital?

Infelizmente, nem todos, mas certamente oferecem alternativas – em tempos de pandemia – para evitar transtornos desnecessários aos condutores, como por exemplo estender o prazo do licenciamento, por isso mais uma vez eu reforço: acesse o site do Detran referente ao seu estado e veja qual medida eles estão tomando quanto a este assunto.

Sites dos Detran por estado

DETRAN Acre
DETRAN Alagoas
DETRAN Amazonas
DETRAN Amapá
DETRAN Bahia
DETRAN Ceará
DETRAN Distrito Federal
DETRAN Espírito Santo
DETRAN Goiás
DETRAN Maranhão
DETRAN Minas Gerais
DETRAN Mato Grosso do Sul
DETRAN Mato Grosso
DETRAN Pará
DETRAN
Paraíba
DETRAN Paraná
DETRAN Pernambuco
DETRAN Piauí
DETRAN Rio de Janeiro
DETRAN Rio Grande do Norte
DETRAN Rio Grande do Sul
DETRAN Rondônia
DETRAN Roraima
DETRAN Santa Catarina
DETRAN São Paulo
DETRAN Sergipe
DETRAN Tocantins

Deixe um comentário