Estratégias de Horário

Estratégias de Horário - Uber, 99 e Cabify

A maioria das pessoas são atraídas aos aplicativos de transporte por causa da flexibilidade de horários, mas é importantíssimo saber que se você não trabalhar quando e aonde a demanda de passageiros estiver acontecendo, provavelmente você ficará sentado no banco do seu carro hora após hora esperando pela sua primeira viagem.

Para evitar esse tipo de situação você precisará aprender um conjunto de fatores que podem interferir diretamente nos seus lucros. A propósito, fique tranquilo, pois eu farei questão de apresentar cada um deles a você, a começar pelas estratégias de horário.

Lembre-se: se você quer ser um Motorista Elite, você precisa entender que não está trabalhando por diversão. Existe um objetivo maior: ganhar dinheiro, mas não apenas para pagar alguns boletos, o dinheiro precisa ser o suficiente para sobrar na sua conta bancária.

Sendo assim, é fácil concluir que um motorista sem horários planejados jamais terá controle total sobre o quanto ganha, muito menos conseguirá manter uma média de lucros estáveis.

Talvez você esteja se perguntando: “Vou ter que acordar cedo?”. Sim, você vai ter que acordar cedo, mas não só isso, você precisará mudar a sua rotina. Sabe por que? Para viver bem, principalmente em meio a concorrência que existe hoje, é necessário se adaptar aos meios e as situações.

Hoje, existem mais de 1 milhão motoristas ativos em todo o Brasil, ou seja, a disputa por passageiros é altíssima. Mas, a boa notícia é que se você conseguir praticar as estratégias abaixo essa disputa será muito menor, principalmente se elas forem aplicadas em conjunto com todas as outras mencionadas nesse curso gratuito.

A vantagem de acordar cedo

Primeiramente, coloque isso na sua na sua cabeça: Você não será um motorista acima da média acordando às 08:00 e saindo às 09:00 pra trabalhar. Na verdade, é muito provável que você se decepcione bastante, afinal, a melhor parte do dia – com as corridas mais longas – aconteceu antes mesmo que você acordasse.

Portanto, o ideal é acordar bem antes das 08:00, pois do contrário será isso o que irá acontecer:

Transportar os tipos de passageiros citados acima não será o pior dos seus problemas. Sabe por que? Depois de entregá-los em seus destinos você estará em um bairro pouquíssimo movimentado, principalmente se estiver próximo de regiões comerciais, pois o horário de pico de demanda acabou e você não aproveitou nada!

Então, vamos supor que você pegue um trabalhador às 09:30 indo para o centro comercial da cidade. A corrida é de 10 quilômetros. Provavelmente você chegará no destino às 10:10 e terá feito, com essa corrida, R$ 20 a R$ 26 com essa corrida. Tranquilo, não? A princípio sim, mas, existe um problema: você está no centro às 10:10.

Por que isso é um problema? Porque as chances de você conseguir um passageiro solicitando uma corrida longa são baixíssimas, aliás, é bem provável que você consiga, no máximo, alguém querendo ir alguns quarteirões à frente ou, na pior das hipóteses, apenas ficará sentado no banco do seu carro esperando de 20 a 40 minutos por uma nova corrida.

Pode piorar? Sim! Depois de esperar de 20 a 40 minutos você ainda corre o risco pegar um passageiro que esteja indo para uma região muito afastada do centro e dos melhores bairros. Então, o cenário aqui é um só: você acumulou prejuízo atrás de prejuízo na parte da manhã e dificilmente conseguirá reverter esse quadro ao decorrer do dia.

Percebeu agora o quanto é importante acordar cedo?

Apesar de nem todos terem essa facilidade, assim como outros só podem sair depois das 08:00, o único jeito de ter ganhos acima da média é esse. E aí, está disposto a fazer esse pequeno sacrifício? Então, prossiga com a leitura:

Você ficaria assustado se eu dissesse que 05:30 horas da manhã é um ótimo horário pra sair de casa, mas que 5:00 é melhor ainda? Bom, se você quer ser um Motorista Elite e se destacar entre os demais, essas duas faixas de horários precisam fazer parte da sua rotina.

Como você pôde ver, sair às 4:30 é muito melhor, porque além de pegar os melhores passageiros – indo para aeroportos, rodoviárias e longas distâncias – você também pegará estudantes e trabalhadores que entram mais tarde ou, que por algum motivo, estão atrasados. Ou seja, você terá um começo de manhã com uma boa quantidade de corridas feitas e, com certeza, terá um saldo maior com relação aos motoristas que começaram depois das 08:00.

Lembre-se que acordar tão cedo assim não é um exagero, pois enquanto você está ralando logo cedo, mais de 80% dos motoristas ainda estão roncando no conforto de suas camas.

Demanda ao longo do dia

Agora que você entendeu o ciclo básico (e importantíssimo) da demanda que começa entre 4:30 e 5:30 da manhã, o próximo passo é descobrir como essa demanda se comportará ao longo do dia, afinal, a tendência é que ela sofra muitas oscilações, portanto, compreender essas mudanças é fundamental.

Você até pode ligar o seu aplicativo Uber, 99, Cabify ou qualquer outro que seja nos cedíssimos horários mencionados acima e continuar com ele conectado durante o dia todo sem intervalos, mas, acredite: essa não é a melhor estratégia, pois cada período do dia representa um aumento, uma queda ou, nas condições mais amenas, uma certa estabilidade na demanda.

Dadas essas informações, veja abaixo quais são esses períodos e suas respectivas tendências de solicitações de corridas:

Até às 10:00

Tanto para quem começou às 4:30, 5, 6, 7 ou 8 horas da manhã, o movimento permanecerá bom até às 10:00. Depois disso, a maior parte dos passageiros solicitando corridas serão caroços, isto é, aqueles que se locomovem para curtas distâncias.

Depois das 10:00

Entre 10:00 e 12:00 a força do movimento cairá bastante, pois a maior parte dos trabalhadores já estarão nas empresas, assim como 95% ou mais dos estudantes estarão nas faculdades e colégios. Fica ao seu critério continuar conectado ou desligar o aplicativo e só voltar trabalhar às 12:00.

Depois das 12:00

Depois das 12:00 a demanda voltar a ter um leve crescimento em regiões específicas, sendo essa uma ótima oportunidade para você aproveitar e extrair um pouco mais de corridas.

Basicamente, todas as cidades onde a Uber, 99 e Cabify estão presentes tem redes de hotéis de pequeno, médio e grande porte, certo? Então, provavelmente na sua cidade também tem.

Nesse caso, sua função será investir nos horários de checkout dos hotéis, isto é, o momento em que os hóspedes estão finalizando suas estádias e se preparando para retornarem as suas casas.

Geralmente, esse período acontece entre às 12:00 e 14:00 da tarde. Portanto, se você estiver nas ruas por volta desse horário, saiba que as oportunidades de pegar passageiros nessas regiões são muito boas.

Se você optar por trabalhar no período do 12:00, saiba que no artigo Estratégias de Posicionamento existe um pequeno macete que pode lhe ajudar a se posicionar da maneira correta próximo a hotéis.

Das 16:00 às 20:00 da noite

Eu já comentei sobre o primeiro horário de pico do dia – que acontece entre 04:30 às 10:00 da manhã -, porém é importante você saber que no segundo horário de pico – que acontece entre 16:00 e 20:00 da noite – estão concentradas oportunidades ainda melhores!

Esse período é muito conhecido pelo preço dinâmico que se espalha por quase todas as regiões mais importantes da cidade, afinal, a maioria das pessoas estão saindo de seus trabalhos e escolas, assim como outras estão indo para a faculdade ou seus trabalhos, logo, todos acabam sendo afetados de alguma forma pelo preço dinâmico e, consequentemente, pagam mais caro pela corrida. Ou seja, lucros maiores.

Você, por outro lado, não pode estar em nenhum outro lugar da cidade que não seja essas regiões de preços dinâmicos. Sabe por que? Quando o dinâmico surge e você está dentro dele, as suas chances de fazer muitas corridas com preços elevados são muito maiores, mesmo que sejam para pequenas distâncias.

Se você estiver longe dessas regiões, acabará perdendo muito tempo tentando se locomover em direção a elas e mesmo que consiga chegar a tempo já terá perdido as melhores oportunidades.

Portanto, não fique de longe observando o preço dinâmico crescer, mas ao invés disse, antecipe os seus movimentos e esteja dentro dele quando surgir. A propósito, no artigo Estratégias de Posicionamento você entenderá melhor como fazer isso.

Existe demanda de madrugada?

Vez ou outra você ouvirá algum motorista dizer que a madrugada pode ser uma boa opção para faturar com os aplicativos de transporte. Mas, a verdade é que isso depende exclusivamente do tamanho da sua cidade.

Por exemplo: não tem como comparar a demanda de uma madrugada da cidade de São Paulo com a madrugada da cidade do Rio de Janeiro. Estamos falando de 12 milhões de habitantes contra 6 milhões, respectivamente, então é natural que em São Paulo exista o dobro da demanda, além disso, é uma cidade nacionalmente conhecida por funcionar 24 horas.

Nesse período, haverá pessoas se locomovendo entre residências, baladas, bares, restaurantes, farmácias, hospitais e até mesmo aeroportos internacionais. Ou simplesmente voltando de todos esses lugares para suas casas.

Portanto, se a sua cidade tem menos de 2 milhões de habitantes, é muito provável que você fique sentado no banco do seu carro esperando até 20 a 60 minutos entre o fim de uma corrida e o início de outra.

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília as chances de pegar corridas em intervalos de tempo menores são maiores. Agora, fora dessas condições mencionadas, é melhor você se aplicar nos horários citados nos tópicos anteriores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email