GUIA COMPLETO: Como trabalhar na Uber?

Como trabalhar na Uber?

Se você não viveu os últimos 7 anos isolado em uma ilha ou totalmente desconectado da Internet, então provavelmente você já ouviu falar sobre as empresas de transporte particular por aplicativo – mais conhecidas como Uber, 99 Pop e Cabify -, certo? Graças aos avanços da tecnologia, essas empresas conectam passageiros a motoristas e vice-versa.

Olhando assim parece simples, mas quem imaginaria há alguns anos que um dia isso seria possível? Certamente, o que não falta hoje são pessoas raivosas por não terem descoberto esse negócio antes! Por outro lado, ideias para revolucionar esse mercado não vão parar de surgir pelos próximos anos!

Se você quer aproveitar o momento e começar a trabalhar na Uber como motorista, não deixe essa oportunidade escapar, pois a quantidade de passageiros cresce a cada dia, o que significa ganhos cada vez maiores. Mas, se estiver em dúvida de como tudo funciona, confira logo abaixo o nosso guia completo!

Requisitos para Motoristas

O primeiro passo para se tornar um motorista na Uber é atender os requisitos estabelecidos por ela. Mas, não se preocupe, pois eles são muito menos rigorosos em comparação ao que seria exigido de você em um emprego com carteira assinada.

Ao invés de uma entrevista para conseguir uma vaga de emprego, tudo que você precisa é atender aos seguintes requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 anos
  • Ter uma Carteira de Motorista Definitiva com a observação “Exerce Atividade Remunerada”
  • Permitir uma consulta em seu Atestado de Antecedentes Criminais

A verificação do atestado de antecedentes criminais tem a finalidade de checar possíveis delitos cometidos nos últimos anos. Portanto, qualquer pessoa que tenha sido condenada por crime doloso ou violento, ofensa ou assédio sexual não será aceita para trabalhar como motorista na empresa.

Requisitos para Veículos

Você se enquadrou dentro das exigências para motoristas? Então, o próximo passo será descobrir se o seu carro é aceito ou não pela Uber. Antes, é importante lembrar que não é necessário ter um veículo no seu nome, pois carros alugados também são aceitos. De qualquer forma, esses são os critérios para um carro ser aceito:

Requisitos para Uber X

  • Ano/Modelo 2009 ou superior
  • 4 portas e 5 lugares
  • Ar Condicionado
  • Documento e seguro obrigatório em dia

Requisitos para Uber Comfort

  • Ano 2013 ou mais novo
  • 4 portas e 5 lugares
  • Ar Condicionado
  • Documento e seguro obrigatório em dia

Para conferir detalhes completos sobre todos os modelos aceitos na categoria Comofrt, acesse: Carros Permitidos Uber Comfort.

Requisitos para Uber BLACK

  • 4 portas e 5 lugares
  • Ar Condicionado
  • Bancos de couro
  • Apenas veículos SEDAN e SUV
  • Apenas veículos da cor PRETA

Para conferir detalhes completos sobre todos os modelos aceitos na categoria BLACK, acesse: Carros Permitidos Uber BLACK.

O melhor celular para trabalhar

Sabia que trabalhar com um bom celular pode lhe garantir as melhores avaliações? A explicação é muito simples: quanto melhor o celular, melhores serão as configurações de sistema dele e, consequentemente, menores serão as chances de um travamento ou perda o sinal do GPS enquanto você estiver utilizando-o.

Se o celular travar ou perder o sinal e, pra piorar, você não conhecer a região onde está, não restará outra opção a não ser pedir orientações da rota ao passageiro. O problema é que nem todos ficam felizes com essa situação e, inevitavelmente, dão uma ou duas estrelinhas para você. Mas, para evitar essas situações, um dos celulares abaixo já resolverão o seu problema, veja:

  1. Galaxy J7 Prime
  2. Moto G6 Play
  3. Moto Z2 Play
  4. Moto G5S Plus
  5. LG K10

Se quiser conferir maiores detalhes sobre as configurações e preços de cada um dos celulares acima, acesse: Melhores Celulares para Uber e 99 Pop.

Baixe o aplicativo Uber Driver

A sua principal ferramenta de trabalho, além do carro, é o aplicativo Uber Driver. Através dele você será conectado aos passageiros da plataforma e, da mesma forma, os passageiros serão conectados a você. É importante ressaltar que não existem motoristas com prioridade, pois o sistema se encarrega de conectar os passageiros aos motoristas que estiverem mais próximos deles.

Atualmente, o aplicativo Uber Driver está disponível a penas para os sistemas Android e iOS. Se você quiser baixá-lo agora em celular, acesse: Baixar APP Uber.

Uma vez que você tenha instalado o aplicativo Uber Driver, será possível realizar as seguintes operações dentro dele:

Como adicionar um carro na Uber?

  1. Abra o aplicativo Uber Driver
  2. Toque na sua foto no canto superior direito
  3. Toque na opção “Conta”
  4. Toque na opção “Veículos”
  5. Toque em “Adicionar um Veículo”
  6. Escolha a Marca, o Modelo e Ano do veículo
  7. Digite a placa e escolha a cor do veículo
  8. Por fim, toque em “+ Adicionar Veículo”

Como adicionar uma conta bancária na Uber

  1. Abra o aplicativo Uber Driver
  2. Toque na sua foto no canto superior direito
  3. Toque na opção “Conta”
  4. Toque em “Repasse de ganhos”
  5. Toque em “Conta bancária”
  6. Preencha todas as informações da sua conta
  7. Por fim, toque em “Enviar” ou “Adicionar”

Como adicionar foto, CNH e documento do carro na Uber

  1. Abra o aplicativo Uber Driver
  2. Toque na sua foto no canto superior direito
  3. Toque na opção “Conta”
  4. Toque em “Documentos”
  5. Toque em “Carteira Nacional de Habilitação com EAR – CNH”, depois tire uma foto dela e, por fim, toque em “Enviar”
  6. Toque em “Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV”, depois tire uma foto dele e, por fim, toque em “Enviar”
  7. Toque em “Foto de perfil”, depois tire uma foto do seu rosto e, por fim, toque em “Enviar”

Se forem solicitados o envio de outros documentos, como: comprovante de residência, certificado do curso ConduAPP, Relatório de Inspeção, entre outros, basta você seguir os mesmos procedimentos citados logo acima.

Os melhores carros para Uber

Para quem está pensando em trocar de carro ou mesmo alugar um, é importante se atentar aos melhores modelos, principalmente aqueles que trarão uma boa economia de combustível, pois este será o seu maior gasto diariamente.

Os dois melhores modelos, uma na versão hatch e outra sedã, são: Nissan Versa 1.0 e Renault Kwid. Esses dois carros estão entre os mais procurados na hora do aluguel, pois a principal vantagem deles é justamente o baixo consumo de combustível. Além deles, existem outros modelos, como:

  1. Renault Sandero Authentic
  2. Fiat Mobi Drive
  3. Ford Ka SE
  4. Volkswagen Gol
  5. Fiat Uno
  6. Toyota Etios Sedã
  7. Chevrolet Cobalt
  8. Ford Ka Sedã
  9. Volkswagen Voyage
  10. Fiat Grand Siena

Se quiser conferir detalhes completo sobre consumo de combustível e características dos veículos, acesse: Melhores carros para Uber.

Como fazer a primeira viagem?

Uma vez que o seu cadastro seja aprovado e você já tenha um carro para trabalhar, é muito importante saber exatamente o que fazer na primeira viagem, não é mesmo? Se você nunca trabalhou antes como motorista de aplicativo, esse ‘processo’ inicial de transportar o primeiro passageiro pode ser ainda mais tenso, especialmente porque a Uber não oferece nenhum curso preparatório aos seus novos motoristas.

Felizmente, aqui no site tem uma matéria completa explicando passa a passo o que você deve fazer na sua primeira viagem. Seguindo o tutorial, será impossível cometer qualquer tipo de erro ou ficar perdido nas funções do aplicativo, então acesse e fique por dentro: Primeira Viagem Uber.

Leave a Reply