Se você tem um ou mais veículos parados e está pensando em colocá-los para locação, nessa matéria tentaremos responder o máximo de dúvidas possíveis sobre se realmente vale a pena alugar carro para motorista de aplicativo.
O tema é relativamente simples e, sem enrolação alguma, eu posso adiantar a você que vale a pena sim, no entanto é preciso levar alguns detalhes em consideração, pois serão cruciais para garantir que você não apenas alugue, mas tenha lucro e uma boa relação com o seu locatário.
É possível lucrar bastante?
Se o carro que você quer alugar não está financiado, certamente você irá lucrar bastante, pois o dinheiro entrará integralmente em sua conta bancária.
Mas se o carro em questão ainda estiver com financiamento aberto e parcelas altas, provavelmente você terá que designar a maior parte do seu lucro para a prestação do veículo. E isso é uma grande vantagem, afinal, o próprio carro será usado para se autofinanciar.
Qual preço cobrar?
Independente do seu carro estar quitado ou com financiamento aberto, o ideal é que o preço de locação não seja superior ao que é cobrado em empresas como Localiza, Unidas e Vai Car, por exemplo.
Isso, porque essas empresas possuem faturamento alto o suficiente para garantir que todos os veículos alugados tenham manutenções preventivas, seguro, IPVA, licenciamento e carros reservas já inclusos no valor da locação, que geralmente varia entre R$ 1.800 a R$ 2.500 mensais.
Sendo assim, se você pensa em cobrar os mesmos preços praticados por esses empresas, obviamente deverá oferecer os mesmo benefícios, pois do contrário sua locação será menos vantajosa e você terá mais dificuldade de encontrar um cliente.
Quantos km um motorista de aplicativo percorre por dia?
Em média, motoristas de aplicativo do Uber e 99 costumam percorrer de 200 a 250 quilômetros diariamente em uma carga horária que pode variar entre 8 e 11 horas.
Isso significa que manutenções preventivas deverão ser feitas com maior frequência, uma vez que percorrer de 4 a 6 mil quilômetros mensalmente é algo muito comum entre os motoristas e provavelmente será uma condição rotineira a que seu carro será submetido.
Como fazer um contrato de locação?
O contrato de locação está entre as maiores dificuldades enfrentadas por quem deseja alugar seu carro para um motorista de aplicativo. Isso, porque a grande maioria das pessoas não sabe como fazer ou a quem recorrer. No entanto, há muitos modelos disponíveis gratuitamente na internet.
Um deles, publicado no site Jusbrasil, parece ser bastante completo e abrange todas as situações que possa envolver o tema da locação. Se for do seu interesse, acesse essa página para obter o modelo de contrato sem custo algum.
Quem paga as multas de trânsito?
As multas são de responsabilidade do condutor, conforme está descrito no contrato de locação indicado no parágrafo acima. Portanto, caso o mesmo venha a ser autuado por infringir uma ou mais leis de trânsito, deverá se prontificar para prosseguir com o tramite legal para a transferência da multa à sua CHN.
Do contrário, caso você – dono do veículo – inicie o tramite para a transferência de uma ou mais multas e o locatário não dê seguimento ao processo, será considerado quebra de contrato e o mesmo deverá assumir o pagamento da multa estipulada e assinada por vocês.